domingo, 13 de junho de 2010

Professor x Aluno

Não é de hoje que a relação entre professores e alunos é bastante complicada. Notas consideradas injustas, problemas com faltas e desrespeito em sala de aula são alguns dos problemas que ocorrem nas escolas. Porém, em alguns casos, essas situações passam do limite. Nas escolas públicas, onde o controle dos alunos é menor e muitas vezes estão localizadas em locais violentos, problemas que seriam muitas vezes solucionados com uma simples conversa acabam gerando até mesmo agressões físicas.

E foi isso que aconteceu na Escola Estadual José Eduardo Macedo. Um aluno insatisfeito com a nota da prova de história, após ameaçar verbalmente a professora, ainda lhe deu um tapa no rosto. Para Lúcia Bastos, a professora agredida, restou o medo de situações mais graves. "Esse caso aconteceu tem uns meses, mas até hoje me preocupo. O aluno já saiu da escola, mas ele mora aqui por perto e tenho receio que faça alguma coisa."

E esses problemas, que muitas vezes não são informados pela mídia, acontecem que mais freqüência do que muitos imaginam. Além da escola estudal citada acima, nas outras duas visitadas foram encontradas ao menos  duas professoras que já tenham sofrido algum tipo de agressão.

Segundo elas, fazer queixa seja na direção da escola ou na própria polícia é algo que não vale a pena. "A direção da escola também tem medo e por isso não pune o aluno e na polícia dizem que não podem fazer nada", conta Renata Luz, professora de português da Escola Municipal Lins de Vasconcelos.

E muitas vezes não é nem o próprio aluno que agride o professor. Segundo a inspetora da Escola Lins, que não quis se identificar, ela já viu uma mãe de aluno agredir uma professora por ela ter liberado sua filha 15 minutos depois do horário.

Os funcionários estão de mãos atadas e pedem mais seguranças nas escolas e punição para os alunos. A Secretaria Estadual de Educação não quis se manifestar sobre o assunto.



Veja mais:
Problemas entre professores e alunos ocorrem em diversas escolas pelo estado do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário